A Estampa Liberty na Moda Masculina
Muitos homens tem um certo preconceito com estampas florais, mas a verdade é que trata-se de algo ligado a mentalidade do brasileiro, pois estampas com a Liberty fazem sucesso no mundo inteiro e ninguém se sente mais ou menos macho por ostentar flores em seus trajes, entretanto mesmo por estas bandas este pensamento retrógrado está vindo abaixo.
Um pouco da história
Este tipo de estampa foi assim batizado por ter se tornado célebre graças a Liberty & Co., empresa fundada em 1875 pelo inglês Arthur Lasenby Liberty. Os tecidos com um padrão formado por pequenos florais eram uma das marcas registradas da loja que também oferecia objetos de arte e peças de decoração, alcançando sucesso em pouco anos e tornando-se referência em artigos de luxo na cidade de Londres.
Entre o xadrez e o poá, você tem a opção do Liberty!
Hoje o Liberty pode ser encontrado em diversas peças do vestuário masculino, sendo mais comum em camisas, além de gravatas e lenços, embora o apelo clássico da estampa tenha levado a empresa a fazer parcerias com diversas marcas, designers e lojas, gerando uma diversidade de produtos com apelo pop, como os tênis da Vans, por exemplo.
Dicas de como usar
O Liberty é ideal para criar um pouco de “textura” em um look de cores chapadas e mesmo um costume, se usado em ocasiões informais, pode ganhar um charme a mais quando combinado com uma estampa adequada (foto acima).
A infinidade de combinações criadas pela Liberty & Co. garantem a presença da estampa durante todo o ano, as cores mais vibrantes e claras ficam para o verão e os tons escuros e pesados funcionam bem no inverno.
Camisas com esta estampa são bem comuns fora do Brasil. Esta, com o padrão aplicado no jeans, tem um resultado bem bacana.
O Liberty também faz maravilhas como complemento, caindo bem, principalmente, em acessórios como gravatas e lenços, mais uma vez servindo para abrandar o tédio de combinações com cores chapadas ou neutras, dando algum estímulo visual ao observador.
Fonte: Canal Masculino