Para o homem que deseja pintar os cabelos, seja apenas para mudar de cor ou para esconder os cabelos grisalhos, veja dicas de profissionais sobre os métodos que existem e escolha a melhor forma para você.
Coloração com pincel
A quem é indicada: a homens com até 10% dos fios grisalhos que, em geral, começam a aparecer nas têmporas
O que é: uma coloração um tom abaixo da cor natural dos cabelos, para disfarçar os primeiros fios brancos
Como é feita: com a ajuda de um pincel, o cabeleireiro passa a coloração apenas nas regiões em que há fios brancos. É importante proteger a pele em volta com silicone em gel. Isso evita as manchas que a tintura pode provocar.
Duração: vinte minutos.
Reaplicação: a cada vinte dias ou a cada corte.
O que dizem os especialistas: é o método mais indicado para esconder aqueles primeiros fios brancos que, embora comecem nas têmporas, depois vão se espalhando. “Uso sempre um tom abaixo da cor natural, para não escurecer demais os fios”, afirma Celso Kamura, do C. Kamura, de São Paulo.
Banho de coloração
A quem é indicado: aos que têm mais de 70% dos fios grisalhos. O branco agora se espalha pelo topo da cabeça, mas ainda há resquícios da cor original.
Como é feita a lavagem: no lavatório, a coloração é despejada sobre os fios molhados. Em seguida, ela é emulsionada e logo retirada.
Duração: de dois a cinco minutos.
Reaplicação: a cada 45 dias.
O que dizem os especialistas: “É uma das técnicas mais arriscadas. Mas, quando bem feita, deixa o cabelo em um tom cinza-chumbo similar ao usado pelo ator Richard Gere”, explica Nilton Tamba, do Tamba Salão Boutique, de São Paulo.
Cobertura parcial dos fios
A quem é indicada: a homens que têm até 50% dos fios grisalhos. O branco se concentra nas laterais da cabeça.
O que é: um gel sem amônia com quatro opções de nuance – castanho, castanho-escuro, castanho-claro e loiro escuro. Disfarça os fios brancos sem anular o efeito grisalho.
Como é feita a aplicação: mistura-se o produto a um oxidante. Ele é espalhado sobre o cabelo seco com a ajuda de um pente. Em seguida, os fios são lavados com xampu.
Reaplicação: a cada vinte dias ou a cada corte.
O que dizem os especialistas: é um dos métodos mais usados nos salões. “Esta técnica agrada porque não escurece totalmente os fios brancos. Além disso, a aplicação em gel evita que o produto escorra e é bem rápida”, diz Dario Beca. “Os homens odeiam esperar”.
Reflexo inverso ou balayage
A quem é indicado: a homens que têm mais de 80% dos fios grisalhos. Nesse estágio, fica difícil identificar a cor original.
O que é: uma técnica que apenas disfarça uma parte dos fios brancos. A outra metade é preservada.
Como é feito: coloca-se uma touca com microfuros sobre a cabeça. Os fios são puxados com a ajuda de uma agulha bem fina e, em seguida, recebem a coloração. Dependendo do resultado desejado, puxam-se mais ou menos fios. Os cabelos são lavados assim que a touca é retirada.
Duração: uma hora.
Reaplicação: a cada vinte dias ou a cada corte.
O que dizem os especialistas: a técnica requer cuidados. Se os furos da touca forem muito largos, haverá risco de manchar o couro cabeludo. “Quando isso acontece, o cliente fica parecendo uma zebra”, diz Beca. Alguns salões misturam um pigmento prata à coloração. “O fundo azul evita que os fios fiquem avermelhados”, explica Nilton Tamba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário